Notícias

  • Reduzir fonte
  • Aumentar fonte
  • Imprimir

30/03

Voltar

Semana do Jornalismo - UniBH

 De 03 a 07 de abril, o Instituto de Comunicação e Design (ICD), promove a Semana do Jornalismo – UniBH. O evento contará com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e muito mais.

Confira a programação:

Segunda-feira: 03/04

Manhã:
Tema: Empreendedorismo de Conteúdo 
Local: Auditório do Bloco C2 
Palestrante: Thais Bacci 
Horário: 8 horas 

Thais Bacci 
Jornalista especialista na criação de conteúdos e no desenvolvimento da estratégia de Inbound Marketing para clientes de diversos segmentos. Trabalhou no Diário dos Associados e atualmente trabalha com marketing de conteúdo na Rock Content.

Noite:
Tema: Jornalismo Esportivo 
Local: Sala 209 C2A 
Palestrantes: Gilmar Laigner e Cassio Areguy 
Horário: 19 horas
Vagas: 80
Inscrições aqui

Cássio Arreguy e Gilmar Laignier
Os jornalistas Cássio Arreguy, assessor de imprensa do Clube Atlético Mineiro, e Gilmar Laignier, fundador da Cancha Assessoria e ex-repórter do Superesportes e do Estado de Minas, debaterão os desafios do jornalismo esportivo.

Tema: Jornalismo em HQ 
Local: Sala 108 (Bloco B6)
Palestrante: Ricardo Lima 
Horário: 19 horas 
Vagas: 60 
Inscrições aqui.

Ricardo Lima 
Ricardo Lima é jornalista (formado pelo Uni-BH) e apaixonado por cultura pop e pelas histórias em quadrinhos desde criança. Dos blockbusters do cinema à independência dos fanzines, Ricardo pesquisa como os quadrinhos são ferramenta e uma das mais influentes mídias de comunicação de massa da atualidade. Para além dos quadrinhos, trabalha com produção de conteúdo para social media e já passou por grandes agências da capital mineira, além de diversos veículos jornalísticos. 


Tema: Como ter sucesso em uma entrevista de emprego 
Local: a definir
Palestrante: Vera Moreira
Horário: 19h30 
Inscrições aqui

Vera Lúcia Moreira 
Vera Lúcia Moreira é psicóloga pela UFMG, Pós graduada em Psicopedagogia pelo Uni-BH, Mestre em Psicologia social pela PUC-Minas e Coaching pela Academia Brasileira de Coaching. Atua como Coaching, professora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Pitágoras e Coordenação de Recursos Humanos em empresa privada. Nesta oficina irá ensinar como se portar em uma entrevista e preparar um currículo adequado, essencial para garantir uma vaga de emprego/estágio.


Terça-feira: 04/04

Manhã:
Tema: Projeto Revista Canguru 
Palestrante: Ivana Moreira
Local: Sala 209 C2A
Horário: 8 horas 
Vagas: 80 
Inscrições aqui

Ivana Moreira
A editora Ivana Moreira apresentará o projeto da Canguru – cujo slogan é “Criando filhos em BH” – e discutirá rotinas e nuances da prática jornalística de revista. Saiba mais sobre a publicação em www.cangurubh.com.br.

Tema: Imprensa Alternativa 
Palestrante: José Maria Rabelo
Local: Sala 130 C2C 
Inscrições aqui.   

Noite:
Tema: Futuro do Rádio
Local: Auditório C2 
Palestrantes: Emanuel Carneiro, Geraldo Boaventura, Nair Prata e Yasmim Martins Horário: 19:30 horas 

Geraldo Boaventura: A importância do Rádio
Nair Prata: "O rádio é você". Como o rádio hoje redescobriu a importância do ouvinte e se esforça para encontrar o seu público.
Emanuel Carneiro: Os desafios do Rádio e a trajetória como radialista
Yasmim   Martins:  Apresentação   Musical   de   canções   de   épocas   diferentes   e   que marcaram o rádio.

Quarta-feira: 05/04

Manhã:
Tema: Uso de drone em processos comunicativos 
Local: Sala 130 C2C 
Facilitadores: Vilarejo Comunicação 
Horário: 8 horas 
Vagas: 60 
Inscrições aqui

Vilarejo Comunicação
Na referida oficina, os profissionais da agência Vilarejo Comunicação abordarão o uso de drones como ferramenta para ampliação do fazer comunicativo. Além do debate de cases da empresa, será realizada demonstração do equipamento no campus Estoril.

Tema: Jornalismo automatizado
Local: Sala 117 - Bloco B5  
Palestrante: Silvia Dalben 
Horário: 8 horas 
Vagas: 60 
Inscrições aqui

Silvia Dalben
Jornalista especialista na criação de conteúdos e no desenvolvimento da estratégia de Inbound Market. Silvia Dalben - Jornalista e Mestranda   de Publicidade e Propaganda da UFMG.
Nos últimos anos, algumas empresas jornalísticas começaram a adotar softwares de Natural Language Generation para produzir conteúdos automatizados em coberturas de finanças, esportes, eleições, crimes, terremotos. Esta tecnologia é atualmente adotada por Silvia Dalben.

Noite
Tema: Gamificação no Jornalismo 
Local: Sala 209 C2A
Palestrante: Ronaldo Gazel 
Horário: 19 horas 
Vagas: 80 
Inscrições aqui

Ronaldo Gazel
Ronaldo Gazel é especialista em gamificação e tecnologias emergentes na Founders, planejando e prototipando experiências interativas e novos modelos de interface para realidade mista e outras plataformas comunicacionais. Como produtor de jogos e aplicativos já atendeu a alguns dos maiores players do mercado nacional (B2B) tais como Cartoon Network, Fiat, ArcelorMittal, Hyundai, Ford, dentre outros.

Tema: Oficina de apresentação e ancoragem 
Local: Estúdio CPM 
Facilitadora: Raquel Capanema 
Horário: 20h30 horas 
Vagas: 20 (somente para alunos)
Inscrições aqui

Raquel Capanema
Raquel Capanema é Jornalista e especialista em Mídia Eletrônica pelo UniBH, com experiência em assessoria de imprensa e reportagem, e passagens pela Prefácio Comunicação, TV Assembleia, Rede Minas e Record TV. Na Rede Minas, Raquel foi apresentadora e editora-chefe do Jonal Minas segunda edição.  Atualmente apresenta o programa Opinião Minas na mesma emissora e é editora de texto na Record TV Minas.

Descrição da oficina: O objetivo da oficina é ensinar o aluno habilidades de apresentação e ancoragem de telejornal, dicção e colocação correta da voz na apresentação, leitura de textos ao vivo, apresentação com uso do teleprompter, técnicas de improvisação, posicionamento diante das câmeras e redação de cabeças para telejornal.

Tema: Jornalismo além da Redação 
Local: Sala 130 C2C
Palestrante: Fernanda Carvalho 
Horário: 20 horas 
Vagas: 60 
Inscrições aqui

Fernanda Carvalho
Jornalista formada no Unibh e sócia proprietária da Yellow Agência.

Quinta-feira: 06/04

Manhã:

Tema: Comunicação assertiva e media training 
Local: Sala 209 C2A
Palestrante: Elói Oliveira 
Horário: 8 horas 
Vagas: 80 
Inscrições aqui

Elói Oliveira
Com a metodologia desenvolvida pelo palestrante e consultor Eloi Oliveira você vai aprender as técnicas para se tornar o PORTA-VOZ de uma empresa. Será capaz de passar a sua mensagem com mais clareza, objetividade e precisão quando estiver frente à frente com outros jornalistas. Lidar com imprevistos não é fácil, mas sabendo como agir, as situações podem ser contornadas com mais facilidade. Responda com segurança a qualquer tipo de indagação feita durante uma entrevista e construa uma imagem positiva diante da mídia.

Tema: Oficina de coaching e carreiras
Local: Sala 130 C2C 
Palestrante: Simone Matias 
Horário: 8 horas 
Vagas: 60 
Inscrições aqui

Simone Matias
Para conquistar um trabalho de sucesso precisa-se de determinação, motivação e de um plano de ação efetivo, que traga resultados cada vez mais positivos. O coach  utiliza ferramentas que geram autoconhecimento e que facilitam a análise das situações de maneira clara e objetiva, ajudando o cliente a tomar decisões congruentes com o seu propósito e a aproveitar melhor as oportunidades que surgem ao longo do caminho.

Tema: Oficina de apresentação e ancoragem 
Local: Estúdio CPM 
Facilitadora: Daniela Murad
Horário: 9 horas 
Vagas: 20 (somente para alunos) 
Inscrições aqui.  

Daniela Murad
Daniela Murad é jornalista formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade Integrada do Oeste de Minas (Fadom/MG). Possui vasta experiência em cobertura para TV e apresentação de programas jornalísticos. Trabalhou nas emissoras TV Integração, afiliada da Rede Globo, TV Alterosa, RecordTV, Rede Minas e BH News TV. Atualmente Daniela é apresentadora e editora-chefe do Jornal Minas segunda edição na Rede Minas e Blogueria.

Descrição da oficina: O objetivo da oficina é ensinar o aluno habilidade de apresentação e ancoragem de telejornal, dicção e colocação correta da voz na apresentação, leitura de textos ao vivo, apresentação com uso do teleprompter, técnicas de improvisação, improvisação, posicionamento diante das câmeras e redação de cabeças para telejornal.


Noite:
Tema: Desafios e caminhos para o jornalismo em tempos de incerteza
Local: Auditório do Bloco C2 
Palestrante: Benny Cohen 
Horário: 19 horas 

Benny Cohen 
Responsável pela produção de conteúdo do Portal Uai e pela interface com outros veículos de comunicação do grupo Diários Associados - jornais Estado de Minas e Aqui, TV Alterosa e Rádio Guarani -, com o objetivo de oferecer ao consumidor de informação o melhor conteúdo em texto, foto, vídeo e áudio.

Sexta-feira: 07/04

Entrevistando quem Entrevista 

Venha participar do encontro com repórteres dos principais veículos de comunicação de Minas. Um bate-papo para você tirar todas dúvidas e curiosidades sobre o jornalismo. A oportunidade de conhecer os desafios e bastidores da profissão.

Manhã:
Palestrantes: Edilene Lopes, Érica Vieira, Joana Suarez 
Local: Auditório do Bloco C2
Horário: 9 às 11h

Noite
Palestrantes: Gabriel Rodrigues, Juliana Cipriani, Kátia Pereira 
Local: Auditório do Bloco C2 
Horário: 19 às 21horas

Enviar por E-mail

Atenção ao preenchimento dos campos