Alunos do UniBH participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS)

Alunos do UniBH participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS)

26 / Setembro / 2024

Entre os dias 9 e 19 de outubro, acontece em Brasília a 72° edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). O evento contará com a presença de três alunas do UniBH competindo no Judô: Clara, estudante de Psicologia do 8° período; Gabrielle, estudante de Ed. Física do 6° período; Isabele, estudante de Fisioterapia do 5° período.

Este será o maior evento de esportes da América Latina, com 32 modalidades, incluindo esportes eletrônicos e modalidades paralímpicas. O JUBS será transmitido pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), clique aqui e assista!

Sobre o Judô

O Judô é uma das artes marciais mais populares do mundo, teve suas origens no Japão, mas encontrou no Brasil um terreno fértil para crescer e se destacar. Criado em 1882 pelo professor Jigoro Kano, o esporte surgiu a partir de uma adaptação do Jiu-Jitsu, com o objetivo de desenvolver tanto a parte física quanto mental dos praticantes. A palavra “judô” significa “caminho suave”, refletindo a filosofia de usar a força do oponente contra ele mesmo, evitando confrontos violentos e priorizando o equilíbrio e a técnica.

No Brasil, o Judô começou a ganhar relevância nas décadas de 1920 e 1930, trazido por imigrantes japoneses que estabeleceram comunidades principalmente em São Paulo. Desde então, o esporte cresceu de forma expressiva, tornando-se uma modalidade de destaque nas competições nacionais e internacionais. Um dos marcos mais importantes para o judô brasileiro foi a primeira medalha olímpica, conquistada em 1972, nos Jogos de Munique, pelo atleta Chiaki Ishii. Desde então, o Brasil acumulou inúmeras conquistas, tornando-se uma das potências mundiais da modalidade.