De Belo Horizonte para o mundo

De Belo Horizonte para o mundo

26 / Setembro / 2024

O início de uma importante parceria do UniBH com o curso gastronômico francês Le Cordon Bleu

Em 2024, quando o UniBH completou seus 60 anos, o centro universitário trouxe uma ótima novidade para aqueles que pretendem estudar e seguir carreira gastronômica: o início o curso superior de Gastronomia com certificação Le Cordon Bleu. Através de uma parceria exclusiva com uma das maiores redes de escolas de culinária e hospitalidade do mundo. Fundado em Paris em 1895 e com mais de 120 anos de tradição, o Le Cordon Bleu é considerado uma joia no cenário gastronômico global, já que sua tradição e metodologia são reconhecidas no mundo inteiro. Ele oferece uma formação que vai além da técnica culinária e prepara seus alunos a um cenário competitivo e exigente.

Em entrevista, o franco-brasileiro Laurent Prous, futuro professor da graduação gastronômica, explica que Le Cordon Bleu significa barbante ou faixa azul, o qual é um sinônimo histórico de um bom gourmet. Em sua opinião, o curso gastronômico irá trazer uma importante inovação para Belo Horizonte, afinal, Le Cordon Bleu sempre foi de nível técnico, porém, pela segunda vez, irá ser feita uma parceria com uma universidade brasileira. Ou seja, ele “trará o seu conhecimento prático para o universo do terceiro grau e […] criará um curso de bacharelado em Belo Horizonte em Cultura, Turismo e Gastronomia.

A coordenadora do curso, Marília Couto, complementa ao descrever a importância da graduação para a capital mineira: “Le Cordon Bleu é sinônimo de excelência na formação de chefs ao redor do mundo e se tornou uma referência no ensino das técnicas clássicas francesas, que são a base de toda a culinária mundial.”. De acordo com a coordenadora, o curso não oferecerá apenas técnicas culinárias, e sim toda uma formação abrangente que abordará gestão, turismo, hospitalidade e imersão nas técnicas culinárias francesas. A certificação Le Cordon Bleu é reconhecida internacionalmente e confere um diferencial para o profissional.

Em sua entrevista, Marília Couto nos informa a motivação da Le Cordon Bleu escolher o estado de Minas Gerais para abrigar o próximo curso gastronômico da rede, reconhecendo o Estado pela valorização e promoção da cultura da boa mesa. “A culinária mineira é rica em sabores autênticos e traz consigo um legado que representa muito bem a hospitalidade e a história do Brasil.” A coordenadora explana que essa conexão com o passado aliada à capacidade de inovar sem perder a essência é o grande diferencial da culinária de Minas Gerais.

Para Laurent Prous, o curso de Gastronomia Le Cordon Bleu é, sem dúvidas, uma das melhores oportunidades para aqueles que desejam fazer gastronomia e se especializar na área. Segundo o professor, a graduação traz “justamente essa sapiência, esse saber fazer secularmente conhecido, onde os professores seguem uma rígida didática que pertence ao mundo da gastronomia francesa”. O curso é exclusivo e possui apenas 40 vagas por semestre, o que garantirá atenção individualizada e formação qualificada. Esta é uma formação para aqueles que querem viver a gastronomia em sua essência com disciplina, criatividade e dedicação.

*Escrito por Bárbara Kristina – Estudante de Jornalismo do UniBH