61 anos de UniBH: Uma história de formação e compromisso com a transformação
14 / Março / 2025
Tradição e inovação marcam a trajetória da instituição no bairro Buritis.
Marcado por suas inovações e pelo compromisso com a comunidade acadêmica, o UniBH completa 61 anos de existência neste mês de março. O campus Buritis é hoje uma referência na capital mineira e promove conexões que ultrapassam os muros da instituição e se cruzam com a história do bairro.
Diretamente inserido no cotidiano local, o UniBH não apenas forma profissionais, mas também contribui para o desenvolvimento e qualidade de vida da população. Histórias de alunos, colaboradores e egressos estão entrelaçadas às décadas de existência da instituição. Exemplo de dedicação, Alvino Vieira, trabalha há 23 anos na instituição de ensino. Atualmente como auxiliar de jardinagem ele vivenciou mudanças e renovações que estão marcadas na história do UniBH, acompanhando de perto o crescimento da universidade. Alvino participou das obras de construção do campus Buritis e se diz orgulhoso de fazer parte da equipe por todos esses anos.
Ao longo de sua trajetória, o UniBH reafirma seu compromisso com a educação ao transformar vidas e mudar histórias. Para Edvan Junior da Silva, colaborador a seis anos, o caminho trilhado foi uma transformação pessoal. “Em 2019 estava em um momento de ressignificar a carreira, com isso olhava as oportunidades que queria seguir e a área da educação sempre me brilhava os olhos. Quando iniciei como auxiliar de manutenção na Universidade, percebi que existia a possibilidade de trabalhar e estudar no mesmo local e isso foi um incentivo para mim.”
Além do conhecimento transmitido em salas de aula e laboratórios, o UniBH desenvolve as relações pessoais, por meio de experiências que moldam vidas e fortalecem vínculos. Cada pessoa que passa na instituição carrega consigo memórias e aprendizados. Hoje líder do NSA, Edvan fala sobre sua vivência e como a oportunidade foi muito importante para sua formação acadêmica e sua vida pessoal. “Tudo que consegui ganhar nesse tempo de graduação, apliquei no dia a dia. Nós temos professores e profissionais muito qualificados e o conhecimento passado por eles transcende para a vida. Hoje como colaborador penso em aplicar pelo menos cinquenta por cento do que aprendi com cada um deles.”
Olhar para o outro e reconhecer sua importância além do espaço universitário é compreender que cada pessoa contribui para a construção de sonhos. Com 61 anos de história, o UniBH se reafirma como um espaço de conhecimento, conexões e histórias que se entrelaçam e transformam vidas.
Sobre desafios e conquistas, Edvan reflete: “Nem sempre tudo acontece de maneira linear ou como sonhamos, mas é fundamental ter clareza sobre nossos objetivos e continuar perseverando. Haverá quedas e momentos difíceis, mas cada conquista precisa ser celebrada. O importante é acreditar, persistir e seguir de cabeça erguida.”
Texto: Ana Beatriz e Letícia Seabra