Hip-Hop, Cypher, Pipoca e Combate invade o Teatro Espanca em Belo Horizonte
 

Matéria

Hip-Hop, Cypher, Pipoca e Combate invade o Teatro Espanca em Belo Horizonte

28 / Maio / 2024

Nos dias 17 e 18 de maio, o Teatro Espanca, em Belo Horizonte, foi palco da ocupação artística “Hip-Hop, Cypher, Pipoca e Combate”. O evento gratuito, contou com batalhas de dança para adultos e crianças, palestras, discotecagem e ações voltadas para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento é idealizado e produzido por B-boy Cula, com Chellz Tapayó como produtora.

A programação iniciou na sexta-feira, 17 de maio, às 19h, com uma roda de conversa sobre “A cultura como Ferramenta Social”. O debate contará com a presença de B-girl Chellz Tapayó, B-boy Rodrigo Stance 333, B-boy Session e B-boy Cula, todos educadores sociais e produtores culturais. Às 20h, aconteceu uma Cypher, encerrando o dia de atividades às 22h.

No sábado, 18 de maio, as atividades começaram às 17h com a abertura do DJ Afrok e mais uma Cypher. As batalhas de dança, tanto infantil quanto adulta, foram sorteadas e avaliadas por um júri experiente composto por Chellz Tapayó, Pedrin Brum e Artur Spin Force. Os grupos adultos foram previamente selecionados, mas as inscrições estavam abertas no dia do evento para possíveis substituições, assim como para a batalha infantil.

Além das competições, no dia 18, aconteceu uma palestra às 18h50 com o tema “Hip-Hop e o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes“, ministrada pela B-girl Chellz Tapayó. A programação do sábado incluiu também semifinais e finais das batalhas de dança, com premiação e considerações finais às 21h30.

Projeto Arte no Centro:

Em sua sexta edição, o projeto visa fortalecer as conexões entre artistas e a comunidade local, promovendo uma programação diversificada durante oito meses no Teatro Espanca. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocinado pelo UniBH, o projeto inclui oficinas, chamamento para ocupação artística e ensaios abertos.

Sobre o Teatro Espanca:

Localizado no hipercentro de Belo Horizonte há 14 anos, o Teatro Espanca é conhecido por sua fachada grafitada e por abrigar projetos que difundem a produção teatral e artística, oferecendo um espaço acolhedor e vibrante para o diálogo cultural.