Por uma educação com mais diversidade e inclusão
28 / Outubro / 2024
O evento Colóquio Plurais, realizado pela Ânima Educação, debate pautas raciais nas universidades
Entre os dias 7 e 8 de novembro, no mês da Consciência Negra, o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) sediará o 4° Colóquio Plurais, um importante evento que o ecossistema Ânima promove para a sua rede de universidades. Com o tema geral “Educação, diversidades e desigualdades: desafios e potencialidades para uma educação antirracista”, o Colóquio Plurais é um evento nacional que busca fomentar uma série de discussões, encontros, trocas de experiências e conhecimentos ligados às pautas raciais e desafios a serem enfrentados no ensino superior brasileiro.
O evento tem como finalidade principal criar um espaço para reunir pesquisadores, professores e estudantes e proporcionar a atuação de toda a comunidade acadêmica em prol de práticas que procurem a criação de oportunidades equitativas para toda população. Para isso, será organizada uma programação que envolverá apresentações de trabalhos acadêmicos e científicos, além de mesas e sessões de conversas que envolvam as questões raciais e suas convergências.
Em entrevista, a professora coordenadora do Plurais UniBH e mestre em enfermagem Brisa Emanuelle conta que o Ânima Plurais é justamente esse espaço que possibilita pensar e poder avançar nessas pautas de diversidade e inclusão. Em sua opinião, um dos principais desafios que se enfrentam ao trazer pautas raciais para dentro das universidades é o letramento, visto que boa parte das “pessoas não têm apropriação de conceitos básicos, então é difícil até transpor essa questão.” Para conseguir avançar no entendimento, a professora explica que é preciso conversar sobre estas questões tanto com os discentes quanto com os docentes, pois, desta forma, as instituições conseguiriam pensar em estratégias eficazes de abordagem sobre o tema.
Brisa Emanuelle conta que o preconceito racial na comunidade acadêmica ainda é bastante comum. E é neste cenário que o Colóquio Plurais se torna tão significativo. Afinal, é através do diálogo aberto que o evento se propõe a envolver-se em lutas antirracistas e criar conexões e rotas para o desenvolvimento da emancipação da população negra na educação brasileira. E, por mais que a professora fale que houve um avanço das pautas raciais nos centros de ensino superior, ela expõe que ainda há muito o que se contribuir sobre o tema, principalmente quando se trata da estruturação destas questões.
No fim, Brisa Emanuelle informa como o Colóquio Plurais tem o potencial de fazer os participantes a se questionarem nos impactos destas questões em diversos âmbitos sociais e correlacioná-los com desfechos raciais. A sociedade precisa refletir sobre a garantia de direito para essas pessoas e como o racismo atinge as várias esferas, por isso “é importante que o estudante participe, porque ele tem que pensar, seja qual for a sua área, na atuação com diversidade e inclusão, e esse é o espaço para isso.”
*Escrito por Bárbara Kristina – Estudante de Jornalismo do UniBH